segunda-feira, 10 de junho de 2013

Hora do Conto "O Ratinho Marinheiro"

No passado dia 31 de maio os alunos do 1º A da EB de Santiago realizaram uma hora do conto para os seus pais e/ou familiares.
A obra escolhida foi “O Ratinho Marinheiro” de Luísa Ducla Soares e a sua eleição deveu-se ao tema referenciado pelo PNL para a comemoração da semana da leitura a nível nacional, O Mar.







A partir do início do segundo período, em articulação com a Biblioteca escolar, as Atividades de Enriquecimento Curricular de Expressão Plástica e de Inglês e a Sala de Aula, os alunos trabalharam a história explorando-a em vários domínios: leitura, leitura expressiva, campo lexical, significado do vocabulário, ilustração e reconto, com vista à sua partilha na semana da leitura com as crianças do Jardim de Infância de Santiago, sala 3 e 4, jardim com o qual realizaram, ao longo do ano letivo, atividades de articulação curricular.
Desenvolveram-se várias tarefas entre as quais: preparação da dramatização da obra, um livro ilustrado pelos alunos, confeção de cenários, adereços, um puzzle (oferecido aos pequeninos do JI), peixes (fantoches) variados em pasta de papel (oferecidos aos pais no fim da apresentação) e tradução das duas primeiras quadras da história para inglês.
As crianças do Jardim-de-infância também exploraram a mesma obra, quer ao nível da consciência fonológica, quer ao nível do vocabulário. Após a exploração fizeram desenhos alusivos à história que posteriormente foram legendados pelos alunos do 1º ano e confecionaram com casca de noz o barquinho do Ratinho Marinheiro que ofereceram aos alunos do 1º ano.
Tanto na Maratona da Leitura, dia 13 de março, como na Hora do Conto, dia 31 de maio os alunos mostraram-se empenhados e responsáveis realizando um excelente trabalho.

Parabéns!



Sem comentários:

Enviar um comentário